PRIMEIRA SESSÃO DE NOVEMBRO - 14/04



CINE PAGU APRESENTA:

14/11 às 14h na sala de tese da pós - IFCH

Uma série de debates a partir de curtas metragens.

CEP 05300 (2017) - 20 Min.

O documentário “CEP 05300” mostra a história de quatro mulheres que cresceram na mesma rua e que em momentos diferentes da vida realizaram um aborto. Em conversas informais, elas relatam suas diferentes experiências com o processo, evidenciando a necessidade de expor o tema, bem como legalizar o procedimento.

Direção: Adria Meira e Lygia Pereira.
Debate com Lygia Pereira e Karla Bessa,  

"Lygia Pereira, 25 anos, formada em Midialogia pela Unicamp, trabalha com produção, roteiro e direção, tendo atuado em diversas produções audiovisuais independentes desde 2012. Entre 2012 e 2016, trabalhou com produção, roteiro, captação e edição de vídeos para o coletivo de mídia Xavantevê. Dirigiu, roteirizou e montou o documentário CEP 05300, em 2015, selecionado para diversos festivais nacionais, dentre eles a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o 27º Kinoforum; no mesmo ano fez a produção do documentário Jogo Truncado, selecionado no edital Curtas Universitários do Canal Futura e exibido em inúmeros festivais; em 2016 trabalhou como freelancer de captação e edição de imagem e filmou o documentário Festa de Reinado: Minas e Tradição, que está em processo de pós-produção."


CABEÇAS FALANTES (2017) - 20 Min.

O filme retrata a vivência de jovens negrxs em uma universidade pública. Numa mistura de situações ficcionais com entrevistas, o documentário representa uma forma de inadequação social que aparenta ser sutil externamente, mas que explode internamente nas cabeças desses sujeitos. De maneira sensível, o filme traz um pesado conflito entre vozes de preconceitos e estigmas e o desejo de ocupar o espaço universitário.

Direção: Natasha Rodrigues
Debate com Natasha Rodrigues e Karla Bessa.

Natasha Rodrigues, 26 anos, concluindo o curso de Midialogia na Unicamp, trabalha com fotografia, produção cultural e direção. Atuou como diretora de palco em projetos de Talk Show de temática LGBT em 2014 e 2015. Estudou na Universidade de Potsdam, Alemanha, em 2015. Entre 2015 e 2017, trabalhou como freelancer na realização de vídeos de artistas musicais. Em 2016 realizou o projeto fotográfico La Loba, que consiste em fotos íntimas de mulheres negras. Em 2017 escreveu e dirigiu o documentário Cabeças Falantes, que estreou em agosto. Atualmente realiza trabalhos fotográficos voltados principalmente para o nu artístico.”


Realização: Cine Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp

Cine Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp:
Coordenação : Karla Bessa
Estagiário: Gabriel Botim
Mais informações: http://cinepagu.blogspot.com.br/



Comentários